O que você vai encontrar neste blog:
ToggleEntenda por que empresas que apoiam a meritocracia têm sucesso com esse método de avaliação de desempenho
A estrutura salarial atual não oferece muitos estímulos à melhoria da performance do trabalhador. A falta de métricas e sistemas promovem o igualitarismo, desencorajando esforços individuais. Corre-se o risco de não reconhecer os funcionários mais competentes e fazer vista grossa aos incompetentes. Os aumentos salariais normalmente se dão pelo tempo de serviço. Este modelo está ultrapassado e a necessidade de premiar o bom desempenho é cada vez mais urgente.
A solução têm sido os sistemas de avaliação de desempenho automatizados. Mas, porque as empresas adquirem esses sistemas? Quais são os benefícios que eles trazem?
Leia ainda: Meritocracia – como melhorar o desempenho individual?
Listamos abaixo 07 razões pelas quais as empresas têm sucesso com sistemas que apoiam o modelo de remuneração estratégica automatizado:
-
Rapidez na tomada de decisão
Tendo todas as informações de desempenho dos colaboradores em um sistema, o gestor é capaz de ter conhecimento imediato dos problemas, ganhando agilidade na tomada de decisão e alcançando assim uma maior produtividade.
-
Desenvolvimento contínuo – Coach
Com um modelo de avaliação sugerida pelo sistema, é possível ao gestor imediato recomendar um plano específico de desenvolvimento para ajudar um funcionário a aperfeiçoar seu desempenho no cargo.
O sistema serve então como uma base para alteração de falhas, orientação e valorização do funcionário, assim como um meio de formação de equipes de alta performance. -
Aumento no cumprimento de metas
Os funcionários conseguem acompanhar como está seu desempenho e o que está os impedindo de crescer.
É possível visualizar claramente quem está fazendo o que para o alcance das metas, gerando uma pressão positiva para o seu cumprimento.
Essa pressão positiva gera um maior compromisso com a organização e consequentemente uma maior satisfação no trabalho. -
Canal de comunicação entre gestores e empregados
Proporcionar aos funcionários a oportunidade de discutir regularmente com seus supervisores seus desempenhos e padrões de trabalho, fornecem uma base para criação de um sentimento de equipe, de companheirismo. Um sistema de comunicação aberto em duas vias entre gestores e colaboradores melhora inclusive a satisfação dos funcionários, que passam a ser mais participativos e empenhados, abrindo inclusive espaço para discussões de salário.
-
Confiança nos dados
Como todos os níveis de gestão da empresa têm acesso ao sistema, a consistência da informação contida nele é de alta confiabilidade. O software tira a responsabilidade das costas do analista. Além disso, existe um conjunto objetivo de critérios para avaliar o desempenho de acordo com cada cargo.
-
Respaldo para promoções e demissões
Fornecer ao supervisor um meio de identificação de pontos fortes e fracos do desempenho de um empregado é uma importante ferramenta de suporte na hora de demissões e promoções.
Eles são bases para determinar promoções e aumentos salariais, assim como desligamento de funcionários cujo desempenho abaixo do esperado se repete apesar dos feedbacks recebidos. É uma alternativa para explicar rescisões e evidenciar oportunidades de crescimento profissional.
Além disso, é uma importante fonte de documentação em caso de processos judiciais. -
Identificação de talentos para sucessão
A partir da análise das informações inseridas no sistema pelos gestores, é possível identificar e desenvolver os talentos contratados pela empresa. A recompensa pelo perfil identificado costumam trazer aumentos de desempenho acima das expectativas. A metodologia de remunerar por desempenho fornece uma base para o planejamento de carreiras e sucessões dentro da empresa.
Leia também: Remuneração estratégica e governança corporativa: por que trabalhá-las juntas?
Aplicando o modelo de remuneração estratégica em um sistema automatizado, os gestores apoiam a meritocracia na empresa de forma legitima e imparcial.