Ainda pouco praticada no Brasil, a gestão de risco tem se mostrado cada vez mais relevante para o mundo dos negócios e, empresas que já investem nessa área, saem na frente e estão preparadas para enfrentar mudanças.
O fato é que os riscos estão em todo lugar. No mundo moderno e globalizado, pode não parecer mas, aquilo que acontece do outro lado do mundo está diretamente ligado com os seus resultados e o seu negócio.
A velocidade e a integração das informações que nos leva além, é a mesma que pode nos parar. Estar preparado para enfrentar os riscos, é saber que você pode como superá-los e seguir em frente.
Qué encontrarás en este blog:
ToggleQuais são as desvantagens de não investir na gestão de riscos?
Bom, o ponto principal e que é necessário destacar é que as empresas que não investem no gerenciamento de seus riscos estão totalmente despreparados para qualquer imprevisto.
Ou seja, se o dólar subir, a matéria-prima acabar, um maquinário precisar de reparo, uma chuva causar danos na fábrica ou até mesmo um vazamento no encanamento, os impactos que o seu negócio irá enfrentar em decorrência desses imprevistos, serão maiores.
E o motivo é bem simples: ela não monitorou, não estava preparada e não sabe como solucionar e/ou mitigar o impacto causado por essas ações.
Outro ponto importante de se ressaltar é que não importa se a empresa possui um excelente planejamento, ou investe nas melhores ferramentas de gestão, os processos estão sempre em melhoria contínua, em algum momento os riscos vão surgir. Isso é inevitável, principalmente, porque eles podem chegar por inúmeras e diferentes vias.
Por isso, é importante afirmar e ressaltar que o gerenciamento de riscos é algo que vai além da previsibilidade de algo acontecer. Ele é também um gerenciamento estratégico, onde você estuda os riscos e cria planos, com base nos recursos disponíveis, para evitar que aquilo comprometa os resultados e tenha um grande impacto.
Se todo evento tem uma causa e uma consequência, é preciso encontrar o equilíbrio entre os dois para seguir em frente, sem prejuízos à organização.
Como a Actio pode me ajudar a gerenciar os riscos da minha organização?
Se você se convenceu da importância de realizar esse gerenciamento, a boa notícia é que ele não é tão complexo quanto você pensa. Basicamente, ele pode ser feito em 4 etapas simples, mas que possibilitam uma excelente visão do todo:
- Organização;
- Identificação;
- Mensuração;
- Elaboração de resposta ao impacto.
A Actio desenvolveu um software para auxiliar as empresas que desejam se proteger, realizar uma gestão estratégica mais eficiente e alinhada aos riscos. É o Belt, um software completo de gestão de riscos que ajuda a sua empresa a seguir um caminho mais seguro com base na antecipação de problemas e na resposta rápida baseada em dados, para tomar decisões estratégicas e de menor impacto para organizações.
Dessa forma, além de garantir um ambiente de existência mais seguro e previsível, também é possível evitar e minimizar perca de recursos, sejam eles financeiros, materiais, tempo e até mesmo pessoas. É uma forma de garantir mais segurança a todos envolvidos nas diferentes áreas e processos empresariais, impactando positivamente na produtividade e na agilidade das equipes.
Quer saber mais sobre o Belt e como a Actio pode te ajudar? Ponte en contacto.