Para que seja possível uma empresa coletar dados e transformá-lo em conhecimento, contamos com uma ferramenta de gestão especial: o Business Intelligence, também conhecido como Inteligência Empresarial ou Inteligência de negócios.
Por ser uma ferramenta muito útil e de grande importância na área financeira, elaboramos um artigo completíssimo sobre o BI e seu painel de KPIs. Continue acompanhando nosso artigo!
What you will find on this blog:
ToggleO que é Business Intelligence?
Nos dias de hoje, todas as organizações precisam de dados históricos para auxiliar nas tomadas de decisão. Afinal, uma das formas de prever o futuro é analisando o passado, através de um novo panorama. A competitividade não dá margem para erros e, por isso, profissionais qualificados buscam cada vez mais analisar dados para apresentá-los aos diretores. Assim, ações mais certeiras são colocadas em prática.
O BI é uma sigla que significa Inteligência de Negócios (Business Intelligence). Muitos chamam de inteligência empresarial, por abranger todos os setores da empresa, desde o financeiro, operacional, comercial, até o marketing. Traduzido de forma literal, temos Inteligência Empresarial ou Inteligência de Negócios, e é exatamente isso que essa ferramenta representa: uma maneira inteligente de coletar, organizar, analisar, compartilhar e monitorar informações que, posteriormente, darão suporte à gestão.
O que é Gestão Estratégica?
A Gestão Estratégica é um conjunto de práticas e objetivos definidos pelos principais gestores da empresa, levando em consideração os ambientes internos e externos da companhia. Além de determinar os principais objetivos de uma organização, e o tempo que cada ação levará, os executivos também são responsáveis por definir como esses objetivos serão alcançados, e destinar recursos para que as metas se concretizem.
O que muitos não tem conhecimento é o seguinte: pequenas empresas podem se beneficiar das melhores práticas de gestão estratégica para turbinar seu crescimento, e podem fazer isso sem grandes orçamentos para gastar em um planejamento estratégico.
Benefícios do BI
Para que isso seja possível, o BI possibilita a criação de painéis e de dashboards de acordo com a necessidade de cada usuário, ou seja, ao acessar o Business Intelligence, o usuário cria os painéis indicadores necessários para fazer a análise que precisa. Tudo isso de forma ágil, pois a ferramenta de Inteligência Empresarial extrai informações contidas em seu banco de dados.
Listamos abaixo alguns dos benefícios da ferramenta de Business Intelligence incluem. Confira:
- Rapidez e melhora no processo de tomada de decisão
- Otimização dos processos internos de negócios
- Aumento da eficiência operacional
- Geração de novas receitas
- Ganho de vantagem competitiva
- Identificação de tendências de mercado.
Benefícios da Gestão Estratégica
Além de procurar viabilizar os objetivos, obter uma taxa de retorno superior à média do mercado, e de atender às expectativas dos demais stakeholders, a gestão estratégica pode contribuir, por exemplo, para o alcance dos seguintes benefícios:
- Tanto equipe executiva, quanto funcionários, passam a ter uma visão compartilhada de todo o negócio
- Os recursos e esforços da organização são direcionados aos objetivos tidos como prioritários
- As oportunidades emergentes no mercado são percebidas e exploradas com maior velocidade
- As mudanças na sociedade, no mercado e seu impacto na posição competitiva da empresa são rapidamente identificados e monitorados
- A sistemática análise crítica da estratégia competitiva e sua consistência, a partir dos resultados obtidos e das mudanças no ambiente competitivo.
Diferenças entre BI e GE
Primeiramente, o BI no ambiente organizacional deve ter sua base conceitual formada pela Estratégia ou Planejamento Estratégico Empresarial, alicerçado na direção dos objetivos a serem alcançados. O BI dentro de uma organização fornece aos gestores cenários contendo métricas que possam sinalizar como a empresa está sendo conduzida, e como a sua estratégia está sendo cumprida.
Agora, vamos analisar como a Gestão da empresa lida com esse conceito e tecnologia, e como os gestores devem enxergar o BI: para que o BI seja um sucesso e contribua efetivamente com a Gestão, uma vez que isso já esteja equilibrado e consolidado na empresa, sendo integrado ao Planejamento Estratégico, que conduz a empresa tomar rumos certeiros. Usar da metodologia PDCA também pode ser muito útil, além de agregar valor à inteligência do negócio.
Mas então um sistema de BI é o mesmo que um software de Gestão Orçamentária?
Sem rodeios, a resposta é não! Se analisarmos um software de Gestão, veremos que ele tem funcionalidades que permitem o usuário coletar e analisar dados, gerar relatórios gerenciais e analisar gráficos e indicadores de desempenho – para citar algumas funções. Isso é basicamente o que comentamos que uma solução de Business Intelligence faz, certo?
Apesar dessa semelhança, existe uma diferença entre o BI e soluções para Gestão. Com tudo que dissemos até aqui, você deve ter notado que o Business Intelligence tem o objetivo de apoiar na tomada de decisões baseada em dados. Uma solução de Gestão Estratégica também permite isso, mas, a ferramenta de BI é mais eficiente, possibilitando a visualização de dados de várias partes do negócio em um mesmo painel.
Isso permite que o gestor consiga visualizar em uma análise macro quais produtos têm mais saída, em quais lojas, como também uma análise micro, conseguindo identificar qual funcionário mais vendeu, por exemplo. Já uma Solução de Gestão Estratégica permite uma análise mais centrada no financeiro, ou seja, como cada área, em específico, afeta no orçamento da empresa.
Conclusion
Se formos resumir o que discutimos neste artigo, poderíamos dizer que, especialmente para gestores, trabalhar com uma ferramenta de Inteligência de Negócios é ter um ‘Negócio Inteligente’. Planilhas em Excel podem até fornecer uma ajuda inicial, mas, além de não manterem dados centralizados, não automatizam as funções de uma ferramenta de Business Intelligence, menos ainda de Gestão Estratégica.
Uma ferramenta eficiente te permite coletar, organizar, analisar, compartilhar e monitorar todas as informações de um só lugar, e sem excesso de trabalho.
Agora que você entendeu as diferenças entre o BI e a Gestão Estratégica, que tal conhecer mais detalhadamente sobre as funções de cada um? Separamos aqui um artigo completo sobre o BI: o que é e para que serve e as 6 funcionalidades do Software de Gestão Estratégica que auxiliam no aumento da produtividade. Esperamos que este artigo tenha sido útil, e agregue na gestão da sua empresa!