Não pode ler agora? Ouça a matéria clicando no player:
The strategic planning é o que norteia as ações da empresa ao longo do tempo, estabelecendo a direção a ser tomada para alavancar o crescimento do negócio, identificar oportunidades de mercado e antecipar-se às ameaças. É ele quem permite construir bases sólidas para que a empresa avance sem medo e conquiste um melhor posicionamento. No entanto, colocar o planejamento estratégico em prática ainda é um dos grandes desafios dos executivos, pois são várias as nuances a serem consideradas no momento de determinar o plano de ação.
Uma das formas de colocar o seu planejamento estratégico em prática é usando o BSC – Balanced Scorecard, uma metodologia de gestão focada em melhorar continuamente o desempenho da empresa. Mas, como colocar o BSC em funcionamento na sua empresa?
What you will find on this blog:
ToggleDefina seus objetivos estratégicos
O primeiro passo para implementar o BSC na sua empresa é saber qual é o direcionamento dela, para onde você deseja levar o seu negócio. Para tanto, reavalie sua visão empresarial e estabeleça objetivos de longo prazo, que norteiem todas as suas ações daqui em diante.
Quer um exemplo? Aumentar o marketshare da empresa em 5% nos próximos 5 anos, ou elevar a carteira de clientes em 15% nos próximos 3 anos. Veja que os objetivos são claros e quantificáveis. Uma boa forma de definir seus objetivos é a técnica SMART:
- Specific (específico);
- Measurable (mensurável);
- .ttainable (atingível);
- Realistic (realista);
- Timely (em tempo, ou prazo).
Leia também: Por que as empresas fracassam na execução da estratégia?
Promova o alinhamento da sua empresa aos seus objetivos
Com os objetivos e metas traçados, para que o BSC funcione de verdade, você precisa envolver todas as pessoas da empresa. Compartilhe os desafios a serem superados, demonstre o papel de cada funcionário na conquista dos objetivos estratégicos e defina metas pessoais para cada profissional.
Conscientize toda a organização sobre a implementação do BSC, os motivos dessa mudança e como a performance da empresa passará a ser avaliada para que todos entrem no clima e contribuam para melhorar os KPIs.
Baixe nosso material educativo sobre Indicadores de Desempenho!
Correlacione ações a resultados
Cada ação desenvolvida pelos setores da empresa deve estar alinhada aos objetivos estratégicos da organização. A aquisição de um sistema de gestão, por exemplo, traz agilidade aos processos, melhora a produtividade e, consequentemente, os resultados, portanto, está afinado com o que a empresa espera para o futuro.
Da mesma forma, a contratação de uma consultoria em marketing pode trazer melhores oportunidades de negócios, sendo também um investimento alinhado ao planejamento estratégico e que trará um retorno financeiro.
Esses são alguns exemplos de ações que podem fazer parte de uma solução que a empresa procura e que estão afinados com os objetivos mais comuns no mundo corporativo, como aumento de vendas, posicionamento de mercado e competitividade.
Monitore sua performance
O Balanced Scorecard é uma metodologia de gestão, portanto, é flexível para que você realize as mudanças necessárias ao longo do tempo. Contudo, se você não mede os resultados de suas ações, não tem como saber se é preciso alterar o curso, manter ou descartar qualquer estratégia.
Veja também: Qual o modelo de gestão ideal para o seu negócio?
Nesse sentido, o monitoramento dos resultados da empresa é fundamental para que você conheça o seu ambiente de negócios e tome as decisões com base em fatos e dados confiáveis. Se você não possui uma ferramenta de monitoramento de indicadores, um sistema de gestão empresarial completo pode ser bastante útil, pois além de armazenar, processar e analisar os dados, fornece relatórios que auxiliam na tomada de decisão.
Implemente melhorias
Assim como o mercado é dinâmico, sua empresa também deve ser. Através do BSC você tem um panorama completo do seu ambiente de negócios e pode agir proativamente para atender a novas demandas do mercado, antecipar-se a tendências em produtos e serviços e com isso melhorar constantemente a performance da sua empresa.
Esse ciclo de planejamento, execução, monitoramento e ajustes não termina nunca, a não ser que você queira ver sua empresa parar de crescer. Sendo assim, foque-se nos seus objetivos, desenvolva a estratégia e fique atento a possíveis mudanças. O BSC continuará dando suporte a todas as suas decisões!
Leia ainda: A metodologia do Google, OKR, pode substituir o BSC?