Pode até parecer a mesma coisa, entretanto, eficiência e eficácia têm conceitos diferentes.
Praticar a habilidade de utilizar tanto um quanto o outro, pode gerar resultados importantes no mundo empresarial e dos negócios, principalmente em um contexto de profissionais que estão em cargos de gestão e liderança. Leia o artigo abaixo e entenda com mais detalhes sobre o quão relevante é, para você gestor, a utilização destes fundamentos.
Lembre-se: eficiência e eficácia devem andar juntas no seu cotidiano, mas antes de colocar em prática essa ideia tão importante, vamos entender a definição?
Conheça o Lift, um software para gestão de desempenho desenvolvido por profissionais de RH
Segundo o dicionário Dicio, eficácia é a capacidade de produzir ou desenvolver algo estabelecido. Por exemplo, alcançar uma meta ou conseguir sucesso na realização de um objetivo. Portanto, o foco está na realização e não no caminho, ferramentas, recursos ou custos para chegar no alvo.
Por outro lado, segundo o dicionário Dicio, a eficiência está relacionada com alcançar o resultado da maneira mais econômica e otimizada possível, fazendo o processo da forma certa. Isto é, com menos recursos e em menos tempo, utilizando procedimentos que melhor se encaixam no seu modelo de negócio. Em outras palavras, é desenvolver os processos visando o máximo de resultado com o mínimo possível de recursos, levando em consideração que para cada operação, nicho de mercado e setor envolvido, existem particularidades que devem ser enxergadas pelos gestores.
Exemplos práticos de eficiência e eficácia nos negócios
Para ficar ainda mais claro, aqui vão alguns exemplos:
No caso da eficácia, suponhamos que uma organização tenha que produzir 1.000 bolsas em 30 dias. Desta forma, a empresa vai até um fornecedor, compra os tecidos e produz todas as bolsas estipuladas no prazo determinado. No entanto, durante o processo de produção, 15% do tecido foi desperdiçado. Mesmo com o desperdício, a empresa atingiu a meta com sucesso. Sendo assim, a equipe de trabalho foi eficaz.
Conheça o Lift e alinhe o desempenho da equipe aos objetivos da empresa
Na mesma empresa, outra equipe fez uma pesquisa de mercado e encontrou um fornecedor que vende o tecido em um valor 8% abaixo do que estava sendo adquirido. Além disso, ela mudou o processo de produção e o desperdício de material foi de 11%, o que significa 3% a menos de desperdício em relação ao exemplo anterior. No final do processo, a equipe só conseguiu produzir 800 bolsas. A meta não foi atingida, mas percebemos que o custo total foi reduzido em relação ao primeiro caso, dependendo dos valores dos insumos e custos em geral, 3% podem representar um valor considerável, consequentemente, neste exemplo a equipe foi eficiente.
Assim, podemos perceber que os conceitos andam juntos, mas não significam a mesma coisa. Quando a gestão consegue perceber essa diferença, ela ganha a oportunidade de otimizar o processo e diminuir os gastos ao mesmo tempo em que atinge o resultado planejado.
Para o sucesso de uma organização, é necessário que a eficiência e a eficácia andem juntas nos processo do cotidiano. É por isso que gestores e líderes devem contar com soluções específicas para suas rotinas.
Como perceber eficácia e eficiência no seu negócio
Como dito, a eficácia pode ser medida a partir dos resultados das ações dos colaboradores. Ela pode melhorar cada vez mais na medida em que os profissionais recebem avaliações de desempenho e feedbacks. Esse retorno é fundamental para o aprimoramento e melhorias no curto, médio e longo prazo.
O mesmo ocorre com a eficiência, que é medida de acordo com o desenvolvimento do projeto. As tarefas realizadas no menor tempo possível, redução de recursos e outras estratégias de otimização aumentam os resultados como um todo e, aos poucos, a eficácia e eficiência vão andando lado a lado.
Descomplique a gestão de desempenho com o Lift
O mais importante em tudo isso é sempre ter um olhar gerencial e de liderança estratégico, considerando diferentes variáveis, proporcionando análises, comparando resultados, planejando, pesquisando e sempre fornecendo feedback para todos os envolvidos.
Quer mais dicas sobre gestão, negócios e outros assuntos relacionados? Acesse o nosso blog e leia mais.